segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Festa estranha com gente esquisita

*Texto escrito para o Reverterio.com

O Brasileirão teve sua última rodada do primeiro turno disputada no final de semana. Turno que nem campeão tem. Porque cinco times têm jogos a menos. Coisas do calendário brasileiro. Então sobra tempo para achar, especular, falar baboseira sem medo de ser feliz.

Contudo, já dá para fazer um prognóstico para o restante do campeonato. Com muito mais palpites do que certezas, obviamente. Mas futebol é assim mesmo. E se melhorar estraga.

Em tempos de Usain Bolt e seus nove segundos e pouco, não é todo mundo que repara na grande festa armada no mais importante campeonato de futebol nacional. Está tudo tão indefinido, que até mesmo o Cruzeiro, que está lá embaixo, pode ser convidado a subir mais na tabela. Mas, por favor, não se esqueçam de chamar o Mengão de Andrade para, quem sabe, uma Libertadores, porque os flamenguistas – e somente eles – acreditam que podem.

E times cariocas são diferenciados mesmo. Enquanto o Flamengo não sabe para que lado ir, o Botafogo e o Fluminense já sabem muito bem que vão brigar para não disputarem, novamente, a Série B. Aliás, já estão até falando que o Fluminense vai voltar para participar da festa de subida, já que não houve subida nenhuma, somente a festa do favorecimento promovida pela CBF.

Paremos de falar bobagens e vamos tratar de realidades. Ora, não existe maior realidade no momento do que a surrealidade dos jogos do São Paulo. Até os são-paulinos admitem que o impossível do ano passado possa virar reprise nesse ano. Além do Tricolor Paulista, Palmeiras, Atlético Mineiro e o Goiás estão na festa lá de cima da tabela. Mesmo com o Galo insistindo em sair pelas portas do fundo e descer vários degraus.

Agora, quem já está entrando pela porta da frente, com sua roupa de gala e querendo festejar, é o Inter. O Colorado andava triste, caído pelos cantos, após o vice-campeonato da Copa do Brasil, mas resolveu aparecer de surpresa. Resolveu, quem sabe, honrar o status de favorito. Isso tudo graças ao caos que é o nosso calendário. O Internacional está na festa, somente porque tem jogos a menos, com isso todos especulam. Talvez com duas derrotas o Inter caia. Ou então, com duas vitórias o time conquiste o simbólico título do primeiro turno. Tudo muito no condicional.

O que se pode prever, se é que pode falar em previsão, é que o Internacional vem. E vem pra conseguir alguma coisa. Mesmo que seja entrar pela porta da frente para, pouco depois, sair pela porta do fundo.

Nenhum comentário: